quinta-feira, 4 de abril de 2013

Educação e Sustentabilidade

Rede municipal de ensino participou da formação para a IV conferência nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente realizado em Itaituba


Contando com o total apoio do prefeito Osvaldo Romanholi (PR), foi que integrantes da rede de ensino municipal de Novo Progresso participaram no último dia 27 de março de um curso para a formação IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Maio Ambiente, realizado na cidade de Itaituba. Desde 2003 essa conferência vem acontecendo a cada dois anos, tendo como público alvo alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental.

Segundo Romanholi, essa é primeira vez o município de Novo Progresso participou da formação para a realização da Conferência. “Se trata de um processo democrático de diálogo, e importante, onde as pessoas se reúnem e discutem temas sobre o Meio Ambiente”, disse.

A IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente ocorrerá a partir das seguintes etapas: Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional (Itaituba), Conferência Estadual (Belém), Encontro Preparatório e Conferência Nacional (Brasília).

Neste ano a Conferência pelo Meio Ambiente tem como pretexto pedagógico fogo, terra, água e ar, quando serão desenvolvidos projetos envolvendo os quatro elementos da natureza.

A Conferência nas Escolas ocorrerá neste mês de abril, permitindo que a comunidade escolar (docente, discente, apoio técnico administrativo, apoio técnico especializado e representante da comunidade) construa através de um rico processo, debates sobre as questões ambientais locais e globais, refletindo sobre os desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável, bem como reconhecer as questões socioambientais, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade onde a escola está inserida. 


Para que isso ocorra, é primordial a criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) como espaço de debates sobre questões sociais e ambientais na escola e na comunidade para perceber como eles se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos a prevenção de riscos e emergências ambientais.

Assim, estará contribuindo na busca de soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola, sistematizando esses conhecimentos em um material de educomunicação, com elaboração e criação de vídeo, cartilha, manual, jogo cooperativo, uma campanha, spot para rádio, entre outros, além de planejar e inserir no Projeto Político Pedagógico Participativo (PPPP) ações que contribuíam para melhoria na qualidade de vida das unidades escolares e da comunidade em sua sustentabilidade. 

Fonte: www.povosdaamazonia.com.br (com informações SEMED - Secretaria Municipal de Educação).

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