quinta-feira, 4 de abril de 2013

Impacto Econômico

Meio Ambiente se reuniu para tratar sobre a retirada do gado de áreas embargadas em Novo Progresso


No dia 3 de abril foi realizada a quinta reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município de Novo Progresso, tendo como ponto alto a preocupação de todos os conselheiros no que diz respeito à retirada de Gado Bovino de áreas embargadas na região de Novo Progresso.

E tendo como base esta preocupação, a Dra. Ruthnéia Tonelli elaborou uma pesquisa com informações constantes no diário oficial da União, onde identificou várias propriedades sob esse risco e apresentou aos participantes.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Manoel Malinski, o objetivo do Conselho é evitar a retirada desnecessária do Gado das propriedades, algo considerado ruim para a economia município e pode gerar um impacto negativo.

Malinski faz um alerta aos proprietários que praticaram o desmatamento na região, chamando a atenção de todos para se adequar a legislação ambiental do país, principalmente após a publicação do Novo Código Florestal. “É importante às pessoas se anteciparem com o problema e procurar a Secretaria de Meio Ambiente, pois estamos lá para orientar e buscar soluções dentro do possível”, disse.

Outro ponto relevante apontado foi de elogio às ações da Operação Onda Verde no Município pelos agentes do IBAMA, que se encontra no município a mais de 2 (dois) meses e não se ouviu falar em nenhum incidente em que os agentes tenham se excedido em suas ações. “Desde que tudo esteja acontecendo dentro da legalidade e da mais perfeita ordem tudo tem a melhorar em nosso Município”, destacou o secretário municipal. “Espera-se que tudo continue assim”, concluiu.

Também foi apresentado um resumo das ações implementadas pela Secretaria Municipal do Meio ambiente, referente ao mês de março, sendo: Convocação dos servidores concursados da SEMMA Municipal; Contratação de um advogado e um geólogo para complementação do quadro de servidores com objetivo de fazer o licenciamento ambiental pela própria secretaria municipal com a anuência do IBAMA e SEMA Estadual; Participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente Manoel Malinski, na Reunião Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes em Santarém nos dias 04 e 05 de março; Participação da SEMMA Municipal por Meio dos Servidores Sara Milhomens e João Pedro, na Oficina do Fundo DEMA; Participação da SEMMA Municipal Audiência Pública sobre funcionamento bares restaurantes na cidade, comentários sobre o projeto de lei a ser enviado á Câmara Municipal; Participação do representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo Servidor João Pedro em Reunião (Mineração) da Câmara Municipal; Localização do processo de doação do prédio do IBAMA para o Município de Novo Progresso; Acompanhamento junto ao IBAMA nas Operações dentro do Município; Comentários de ações para o Mês de Abril; Criação do CNPJ do Fundo Municipal de Meio Ambiente; Conclusão da doação do prédio da Base operativa do IBMA á Secretaria de Meio ambiente; Envio do Plano Ambiental juntamente com a documentação de habilitação á SEMA Estado Pará; Realização de cursos e treinamento aos técnicos chamados através do concurso. Técnicos João Pedro e Sara Milhomens em Belém do dia 08 a 12 de abril; Busca de parecerias de empresas para reciclagem de lixo urbano, pneus usados, resíduos de madeiras e outros.

Fonte: www.povosdaamazonia.com.br (com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário