quinta-feira, 4 de abril de 2013

Geração de Renda e Sustentabilidade

Alternativas de produção e renda são discutidos em Novo Progresso

Com a participação e incentivo da prefeitura do município de Novo Progresso, prestando apoio técnico e iniciativa do indígena Kagroti Kayapó, conhecido como “Core” que articulou o encontro, foi realizada no final de março (24, 25 e 26), a primeira oficina para elaboração de projetos do Fundo DEMA, em associação com o Fundo da Amazônia.

O apoio técnico da prefeitura aconteceu através das presenças do Secretário de Agricultura Marcelo Reis, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente Manoel Malinski, da bióloga da SEMMA Sara Milhomens M. Schegoscheski e do técnico ambiental da SEMMA João Pedro Oliveira. “As secretarias se encontram de portas abertas à disposição de todas as entidades participantes e de quaisquer outras que desejem participar deste projeto inovador em nossa região”, foram unânimes. “A iniciativa de “Core” deve ser enaltecida, e em nome do prefeito Osvaldo Romanholi, manifestamos nosso agradecimento”, destacaram.


Estiveram presentes no Hotel Garcia local da realização da oficina, representantes de diversas associações, dentre elas a Associação Sol Nascente, também o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto Renascer, Associação Comunitária Indígena Tapiete, Associação APENAGRIVES e Associação dos Produtores Rurais de Riozinho das Araras, bem como Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Novo Progresso.

Para o encontro foram convidados os palestrantes Matheus Otterloo, Presidente do Comitê Gestor, Sione Marysol Vinagre, Assistente Administrativo, além de Elmara Guimarães, Consultora e Dinamizadora, todos integrantes do FUNDO DEMA.

Durante os dias de oficina eles puderam aprender o processo de montagem de projetos socioambientais que beneficiarão todas as famílias associadas, além de tomarem conhecimento da documentação necessária para o envio, nos termos e condições estabelecidos pela chamada pública.

Das três que ocorrerão, essa é a segunda chamada do projeto de apoio às entidades existentes na Amazônia, que têm como objetivo receber e selecionar, para concessão de apoio financeiro não reembolsável, projetos que deverão atender ao fortalecimento da organização e capacitação socioambiental e econômica das comunidades, além de manejo sustentável de recursos naturais.

A chamada pública receberá os projetos até dia 30 de Abril de 2013 e os benefícios financeiros destinados por projeto chegam a 30 mil reais, desembolsado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O prazo está terminando e oportunidades como essa não devem ser descartadas, já que os benefícios diretos e indiretos para a sociedade e para o meio ambiente serão importantíssimos para a comunidade. (com informações da Secretaria do Meio Ambiente de Novo Progresso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário