quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Estradas

Rodovia
Sem duplicação, BR-163 recebe mais uma etapa de obras tapa-buracos
Redação Jornal Novo Tempo (Redação com assessoria)
O governo federal há anos vem anunciando a duplicação da Rodovia BR-163 no trecho entre a ponte do rio Iguaçu, na divisa entre realeza e Capitão Leônidas Marques e Cascavel, na região oeste do Estado.
Tragédias por causa de acidentes, trânsito lento, má sinalização, defeitos na pista e falta de manutenção tem contribuído para o caos neste trecho de cerca de 80 Km que há alguns anos era administrado pelo Governo do Estado do Paraná e no governo Requião, passou a ser administrado pelo governo federal, o então governo Lula.
 
Na semana passada, o DNIT iniciou a recuperação da rodovia BR-163, entre Cascavel e Marmelândia, no município de Realeza, próximo ao Rio Iguaçu. Quem transita pela rodovia pede medidas urgentes e de qualidade para que o tráfego tenha mais segurança e agilidade. Somente uma duplicação resolve o problema, pois o trecho é o único corredor entre a região sul do Brasil para o restante do País.

No ano passado, foram realizadas reuniões e audiências públicas e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) até então, sem projeto e previsão de investimentos, se utilizou de um levantamento feito pela Agência de Desenvolvimento do Sudoeste que em parceria com o setor público-privado, apresentou um relatório que dimensiona a infraestrutura de trânsito na região e as necessidades de investimentos para dar um trânsito de qualidade para quem trafega pelas rodovias da região e se utiliza como corredor para o transporte da produção, de equipamentos, de passageiros e para o turismo regional e nacional.

As obras foram iniciadas nas proximidades de Capitão Leônidas Marques (região oeste do Paraná) o que torna o trânsito mais lento devido as barreiras instaladas para que as máquinas possam executar a recuperação da rodovia com o serviço de drenagem do asfalto às margens da rodovia.

Conforme o contrato feito na licitação, as empresas tem três anos para fazer a restauração do trecho e dois anos para conservar o perímetro a um custo de R$ 200 milhões conforme placa publicitária instalada às margens da rodovia para recuperar três trechos: este correspondente à BR-163 e mais dois nas rodovias BR-272 e rodovia BR-447. Todas no Estado do Paraná.

Duplicação - A duplicação é uma promessa que não se concretiza desta vez. Agora, acontecerão somente os serviços de manutenção. A última vez em que a duplicação foi reanunciada pelo governo federal, foi durante um ato público, em Francisco Beltrão, durante a assinatura da ordem de serviço para manutenção da rodovia em outro trecho: de Marmelândia a Barracão, na fronteira com a Argentina e na entrega de motoniveladoras para alguns municípios paranaenses como forma de recompensa do governo federal pela redução da alíquota de IPI para alguns produtos industrializados (veículos, geladeiras, entre outros) e fazer frente á crise financeira. A duplicação, segundo o anúncio, está inclusa no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e no PPA (Plano Plurianual) do governo federal desde 2012.

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